APOIE ESTE MOVIMENTO.

Retrospecto dos protestos - Parte I

Por Rafael Feghali


Desde a segunda metade do mês de Janeiro, estudantes de diversos níveis, principalmente universitários e secundaristas, tem protestado contra o aumento abusivo das tarifas de ônibus na região da Grande Vitória.

A primeira manifestação foi realizada no dia 19 de Janeiro, inicio-se na Ponte da Passagem e seguiu para Universidade Federal do Espírito Santo, onde um militante acabou sendo detido sob a acusação de dano ao patrimônio público (o que foi comprovadamente irresponsável por parte da força policial, visto que, o militante não havia cometido tal delito).

Veja a cobertura da imprensa local, do primeiro dia de manifestação: 


A partir deste dia, uma série de outros protestos foram marcados pelos estudantes, sempre em prol da melhoria do transporte público e pela redução das tarifas dos ônibus municipais da cidade de Vitória e das linhas intermunicipais, que ligam as cidades da metrópole. As manifestações sempre em tom pacífico, tiveram (e tem) como pano de fundo a luta e a defesa dos direitos básicos da população.


Por diversas vezes os estudantes tiveram de cessar suas passeatas em meio a ameaças diversas, por parte de alguns indivíduos da PM.


Munidos de armas de alto calibre, gás de pimenta e cacetetes, os militares ousaram impedir por diversas vezes que passeatas pacíficas seguissem seu caminho, que avançassem em suas lutas em locais ditos, até então, públicos. A força desigual para com os manifestantes, fez com que estes de retirassem de locais públicos, como ruas, avenidas, praças e, até, da chamada “Casa do Povo”.

Em meio a isso tudo, ficou mais que evidente que a polícia está ai não para servir a população, mas para fazer as vontades e proteger os interesses escusos dos donos do poder, que estão ai para usurpar o dinheiro público.

Ainda com relação à Assembleia Legislativa, a polícia teve a infelicidade, em um dos dias de manifestação, de formar um cordão humano, com sua tropa, para impedir que os estudantes adentrassem na Casa para dialogar com os poucos políticos sensíveis à luta estudantil. O falso motivo alegado pelos PMs para tal procedimento era "proteger o patrimônio", como se os estudantes, que lutam por seus direitos e os direitos da população, fossem  loucos desvairados e vândalos.

Veja o vídeo de tal infelicidade militar:



OBS: Devemos lembrar que até o início deste mês (Fevereiro), quem presidia a "Casa de Leis" era o Sr. Élcio Álvares, do DEM. Este indivíduo foi Governador Biônico do Estado do Espírito Santo, nos anos 1970, ou seja, durante a Ditadura Militar. Por isso o ar autoritário pairou no ar. 


Há de continuar assim com o novo chefe da casa, o governista Rodrigo Chaumon, dito 'socialista'? 


Só o tempo dirá...

ATUALIZADO ÀS 08:30 DE 25/02/11.

Um comentário:

  1. Confiram as propostas do Forum Nacional de Reforma Urbana - propõe gratuidade das passagens para os estudantes: http://web.observatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_content&view=article&id=1150%3Atransporte-publico-de-qualidade&catid=43%3Anoticias&Itemid=50&lang=pt

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...