Mais um ponto de pauta do movimento está sendo sendo abordado pela imprensa e pelo governo do ES. É importante frisar que, segundo esta reportagem, ainda não foi definido o prazo para início de implantação real de tais propostas por parte do governo. Confira a reportagem do jornal A Gazeta.
Reportagem: Gazeta Online
Maurílio Mendonça
mgomes@redegazeta.com.brO sistema aquaviário - que será reativado pelo Estado - permitirá o uso de uma só passagem para que a população possa andar nas lanchas e nos ônibus que complementem o trajeto. A informação é do secretário de Transporte e Obras Públicas, Fábio Damasceno. A medida muda o projeto inicial, que não previa a integração entre os dois tipos de transporte. A intenção é ter o preço da viagem de barco igual ao do ônibus, para que haja integração entre o transporte aquaviário e o Transcol. Tanto os ônibus quanto os barcos estarão incluídos no sistema BRT, que vai priorizar o transporte coletivo dentro do sistema viário da Grande Vitória. E para que as passagens dos dois tenham o mesmo valor, o Estado pretende subsidiar parte das tarifas."Vamos manter o preço da passagem do aquaviário igual ao dos ônibus para que haja a integração de um serviço com o outro. Se o custo da viagem de barco ficar mais cara, o Estado vai bancar a diferença", frisa o secretário.
Viagens
Inicialmente, o transporte aquaviário vai funcionar entre Vila Velha e Vitória. Os barcos serão do modelo catamarã, com capacidade para 150 passageiros por viagem. Ainda não há data para retomar o serviço.Falta decidir, por exemplo, se as embarcações serão compradas pelo Estado ou alugadas pela empresa que assumir o transporte. Inicialmente, o serviço deverá voltar com dois terminais: um em Vila Velha, na Prainha; e outro em Vitória, na Praça do Papa. E há possibilidade de incluir outros dois pontos para embarque e desembarque.
Cariacica
"Um dos estudos está considerando a instalação de um terminal na orla de Cariacica, para atender a demanda de lá; além de reativar ou construir outro na região do Centro de Vitória", adianta Damasceno.Três editais estão em fase de elaboração: um para a construção dos dois primeiros terminais aquaviários, outro para o aluguel ou compra dos barcos e, um terceiro, para definir como vai funcionar esse serviço.
Como vai funcionar
Passagem
Subsídio:
O valor da passagem nas lanchas será o mesmo dos ônibus do Transcol, mesmo que para isso o Estado tenha que subsidiar o transporteIntegração
Sistema BRT: Com o mesmo valor será possível integrar um ao outro, e o passageiro pagará apenas uma passagem para usar os dois serviçosEmbarcações
Catamarãs: Cada barco vai transportar até 150 passageiros por viagemTerminais
Até agora, dois:
No começo, haverá um terminal na Prainha, em Vila Velha, e outro na Praça do Papa, em VitóriaAmpliação
Mais paradas:
Outros dois terminais poderão vir no futuro: um em Cariacica e outro no Centro da CapitalPrazo
Em definição:
A implantação depende de estudos para definir quem vai bancar o investimento: o Estado ou a empresa concessionária
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