APOIE ESTE MOVIMENTO.

Reunião com o Governo que aconteceu nesta segunda-feira, 20/06/2011

Post: Josimar Nunes
Texto: Karen Oliveira
 

A proposta de uma mesa de negociação com alguns Secretários do governo Casagrande.

- O secretário de ações estratégicas, Andre Garcia, procurou o Movimento para nos propor uma mesa de negociação, na promessa de que iniciássemos as discussões sobre nossas bandeiras reivindicatórias e isso nos levasse para uma possível conversa com o “inatingível” governador Casagrande.

O   MCA, em reunião realizada no ultimo dia 17 de junho de 2011, deliberou que fossemos a essa reunião, pois se procuramos caminhos de diálogos, buscamos soluções para nossas reivindicações e queremos mostrar à população e à mídia que sempre estivemos abertos para o dialogo. Vimos nessa reunião uma maneira de mostrar nosso desejo de dialogar e o possível encaminhamento de nossas pautas e um novo momento para o Movimento, momento de negociações. A partir daí, foi tirada uma comissão legitimada em Assembleia que iria representar o Movimento nessa mesa de negociação.

- Componentes da Comissão:
Mariana-IFES
Manuela-UMES e UJS
Karen-Estudante de SSO - UFES
Claudia - Professora
Natiely - Estudante
Miguel - IFES
Tadeu - MTL
Vitor Cezas - CJD
Haymond - MPL 
José Anezio - DCE da UFES
  

Reunião com os secretários do Governo.

Aconteceu nesta segunda-feira 20 de junho de 2011 por volta das 15 horas uma reunião entre representantes do governo e representantes do MCA, Com o objetivo de abrir uma mesa de negociações sobre as reivindicações do Movimento. A reunião ocorreu nas dependências da  secretaria de transportes, que se localiza na Reta da Penha, devidos a alguns contra tempos algumas pessoas da Comissão que foi legitimada em Assembleia na sexta-feira, foram substituídas pelos que ficaram em suplência na lista de votação.
Seguem abaixo a relação dos que se fizeram presentes na reunião, tanto por parte do governo quanto por parte do movimento.

Representação do Governo:
·         André Garcia- Secretário de ações estratégicas;
·         Fabio Ney damasceno- Secretário SETOP;
·         Rodrigo Coelho- Secretário de Assistência Social, Trabalho e Desenvolvimento;
·         Anderson Faleão- Secretário de Esportes;

Representação do MCA:
·         Manuela- UMES
·         Karen- Estudante de SSO
·         Natiely- Estudante
·         Claudia- Professora
·         Miguel- IFES
·         Tadeu- MTL
·         Vitor Cezar- CJD
·         Rafael Sodré- Contraponto
·         Filipi- IFES
·         José Anezio- DCE UFES

- O proceder da reunião:

Levamos para a reunião a pauta com nossos dois eixos centrais, o primeiro eixo continha as bandeiras reivindicatórias sobre o transporte, o segundo eixo era sobre a criminalização dos movimentos sociais.
 Apresentamos os motivos dos atos e últimos acontecimentos, e enfatizamos as reivindicações e ressaltamos o que havia sido dito.

Os secretários descartaram qualquer discussão ou reivindicação sobre o segundo eixo, foi lembrado que exoneração de Denise Cadete também envolve o eixo transportes, já que ela é a diretora da CETURB, mas os secretários descartam isso da negociação.

1º ponto: Conferencia sobre mobilidade Urbana: Aceitaram, mas ainda há muita discussão pela frente.  
 
Deixamos claro que GRB, UNE, UBES, entre outros pelegos, não representam nosso movimento. Chegamos nesse assunto por causa do fórum que ocorreu com a composição dessas entidades na ultima sexta-feira feira 17 de junho. Os secretários alegaram que o fórum está aberto às outras entidades.
 propomos que houvesse uma plenária democrática para formação da Comissão Organizativa e Coordenadora da Conferência. A conferência terá caráter deliberativo.

2º Ponto: Fim do COTAR e criação do Conselho estadual de transportes coletivo: Aceitaram

Foi proposto que tenha o nome de Conselho Estadual de Transporte Público e Mobilidade Urbana, Eles aceitaram.
 O Governo propôs que esse Conselho fosse tripartite 33% de cadeiras para usuários, 33% para o governo e empresários e 33% para rodoviários. Propomos  respectivamente 50%, 25% e 25%, para população, governo e empresários, e rodoviários.
Não houve decisão sobre isso, já que haviam divergências. Pulamos para o próximo ponto

3º ponto: Aquaviário: Está em processo.

Está sendo contratado um estudo sobre reativação. A termos de curiosidade, o TRANSCOL gasta 36 milhões por mês. O Aquaviário não alteraria a tarifa do transcol.
Foi  solicitada transparência, ou seja, publicação em rede aberta sobre tais estudos, para que fosse acessível a todos. Eles concordaram.
Segundo Fabio Damasceno o Metro é inviável, pelo gasto e pela estrutura geográfica de Vitória.
Alternativa de transporte seria os corredores exclusivos BRT. Devem ser implantado em 2 anos.
Entregaram um caderno sobre o estudo.
Está em fase de implantação um GPS para sabermos onde os ônibus que queremos estão.

4º ponto: Ônibus 24 horas e possível aumento da frota: Divergências.

Foi pedido que disponibilizassem horários do Bacurau e seus itinerários.
Até 01/2012 fim do estudo para remanejamento de ônibus.
Terminais pela madrugada, propomos, que ficasse mais claro o funcionamento dos ônibus 24 horas, foi "negado", já que aumentaria o gasto do Transcol e implicaria novo aumento.
Secretários alegaram que já há linhas 24 horas, que são os bacurais.


5º ponto: Congelamento do aumento 2011/2012

Pedimos que não houvesse aumento esse ano e que, no ano que vem, fosse após as férias. No caso, pedimos o mês de maio. Mas nos mostramos positivos aos meses de abril, março, fevereiro.
pressionamos e eles, sem ter uma boa resposta, alegamos que se não atenderem a reivindicação poderemos voltar às ruas. Falaram que não tinham poder para tomar a decisão de mudança da data do conselho, que é o que define o aumento, segundo decreto do governador.
Para isso, marcaram uma nova reunião para segunda, às 15 horas.

Foi falado também que a reunião com os secretários seria para avançarmos na pauta e posteriormente sentaríamos com o Governador Casagrande, apenas para, solidificar tudo o que está sendo tratado na mesa de negociações. Os secretários queriam a presença de entidades, como, CUT, GRB, UNE, entre outras.
Não aceitamos em hipótese alguma, alegando todas as divergências em questão.
E nesse momento devido ao avançar das horas e coisas que não podiam ser decididas nessa ocasião, encerrou-se a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...